sábado, 7 de abril de 2007

Quem inventou o quebra-molas?

Não sei se existem em outros países, nem onde foram inventados, mas nossos redutores de velocidade, os "quebra-molas", nas ruas e em alguns trechos das estradas onde há casas por perto, tem cara de serem bem brasileiros. Imagine o comitê de algum departamento de trânsito confrontado com estatísticas de atropelamentos e outros tipos de acidentes envolvendo carros, motos e excesso de velocidade em trechos movimentados:

- Mas que raio de gente descontrolada! Não dá pra desacelerar um pouco, vendo que tem casa, um monte de muleque na rua, gente passando?
- Vamos colocar placas avisando que tem casa, um monte de muleque na rua e gente passando! Aí o motorista fica obrigado a desacelerar.
- Arrã. Aí a gente bate no bumbum dele se ele desobedecer.
- Mas se ele desobedecer vai ser multado!
- Arrã. Você vai ficar do lado de cada placa vigiando o sujeito. Se ele desobedecer você bate no bumbum dele.
- Ok. Então vamos botar um dispositivo que desacelere automaticamente quando passar nessas áreas. Pode ter um transmissor que emite um sinal indicando uma área populada e nos carros um receptor que automaticamente desacelera o carro quando passar por essas áreas.
- ...
- Que foi?
- Estamos no Brasil.
- Temos verba pra isso.
- ...
- Que foi?
- Vamo fazer o seguinte: se o cara ultrapassar você sai correndo atrás dele com uma marreta e quebra alguma coisa do carro. Se tiver prejuízo envolvido o brasileiro vai resolver "se conscientizar".
- É boa a idéia. Vamo quebrar os retrovisores!
- Não, são baratos. Vamos quebrar as molas da suspensão.
- Com uma marreta?
- Ainda não pensei nisso. Mas tô pensando.

E depois de contactar o departamento de logística, surgiu o quebra-molas.


Foto: ブラジル紹介 (http://wagahaibr.exblog.jp/3917086/)

0 comentários: