quinta-feira, 1 de dezembro de 2005

O certo é dia 6

Eu não monto minha árvore de Natal antes do dia 6 de Dezembro. Tem que ser exatamente um mês antes do dia de Reis (6 de Janeiro). Pode ser que isso seja mais uma daquelas teorias que os adultos inventam naqueles momentos em que é mais fácil ter uma verdade universal (mesmo que seja mentira) do que dizer não para o muleque:

- Deixa a gente montar a árvore, vó! Deixa!
- Não pode! Tem que ser dia 6!
- Ah vó... porquê?
- É, vó... porquê?
- Porque dia 6 de Janeiro é dia de Reis, montar a árvore tem que ser um mês antes!

Mas mesmo que seja isso, acabei tornando uma verdade universal para mim. Em minha casa num vai rolar árvore antes do dia 6. É legal que haja um ritual. Não é só montar porque todo o comércio já tá enfeitado. Tem que ter uma simbologia... senão vai ser sempre algo meramente comercial e imposto a nós (afinal, quem já viu pinheiro cheio de neve piscando aqui no Brasil? Em pleno dezembrão? Nem lá no Sul do Sul do Brasil em pleno julho!).

Sabe aquele filme em que a Alanis Morissette é Deus? Pois é, lá eles dizem que se uma verdade é criada com fé na Terra, passa a valer no céu. Acho que é mais ou menos isso mesmo.

No fim das contas, esse assunto todo é só pra justificar o visual comemorativo do blog do mundo do pip. Nem é dia 6, eu sei, mas já estou em clima. Mas a árvore espera mais uns dias.


Fellippe Heitor é brasileiro, nunca viu neve, mas adora essas musiquinhas e as luzinhas piscando nessa época.

PS (2/1/2006): Quando este post foi escrito o blog estava com o visual de natal 2005.

0 comentários: